Um papo de bar entre amigos
Esse Boteco nasceu de uma conversa on-line animada e resolvemos abrir as portas para quem quiser participar. Petiscos, bebidas, risadas e opiniões, como em toda conversa de bar.
Vale tudo! Menos ofender quem está na mesa.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

A origem da cachaça


Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste (os chamados caititus) – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la

A cachaça é usada como coquetel, na mundialmente conhecida "caipirinha". É obtida com fermentação da garapa de cana-de-açúcar. Já a fermentação do melaço dá origem a aguardente.

A cana-de-açúcar, é uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.

Os primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Curam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado. Os gregos registram o processo de obtenção da acqua ardens. A água que pega fogo - água ardente (al kuhu). Alquimistas tomam conhecimento da água ardente, atribuindo-lhe propriedades místico-medicinais. Transforma-se em água da vida, e a eau de vie é receitada como elixir da longevidade.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachaça

3 comentários:

  1. Ai Sillllllll Mandou bem!!!

    Cachaça também é cultura!

    E como dizia Jânio: bebo porque é líquido, se fosse sólido, comê-lo-ia hahhaa

    Mas, sim... Lembremos ainda os benefícios da Cerva para os rins e do bom vinho para o coração, e para rimar tudo com uma certa moderação... Afinal ninguém aqui neste boteco é alcóolatra, né não?

    Beijocas-chamando-o-garçom rs

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas curiosidades sobre a cachaça!!

    "Eu bebo água que passarinho não bebe"!

    Excelente, Sil!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa é a malvada, ardente, branquinha...kkk

    E mais importante feita no Brasil!

    ResponderExcluir