Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste (os chamados caititus) – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la
A cachaça é usada como coquetel, na mundialmente conhecida "caipirinha". É obtida com fermentação da garapa de cana-de-açúcar. Já a fermentação do melaço dá origem a aguardente.
A cana-de-açúcar, é uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.
Os primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Curam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado. Os gregos registram o processo de obtenção da acqua ardens. A água que pega fogo - água ardente (al kuhu). Alquimistas tomam conhecimento da água ardente, atribuindo-lhe propriedades místico-medicinais. Transforma-se em água da vida, e a eau de vie é receitada como elixir da longevidade.
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachaça
Ai Sillllllll Mandou bem!!!
ResponderExcluirCachaça também é cultura!
E como dizia Jânio: bebo porque é líquido, se fosse sólido, comê-lo-ia hahhaa
Mas, sim... Lembremos ainda os benefícios da Cerva para os rins e do bom vinho para o coração, e para rimar tudo com uma certa moderação... Afinal ninguém aqui neste boteco é alcóolatra, né não?
Beijocas-chamando-o-garçom rs
Adorei essas curiosidades sobre a cachaça!!
ResponderExcluir"Eu bebo água que passarinho não bebe"!
Excelente, Sil!
Beijos!
Essa é a malvada, ardente, branquinha...kkk
ResponderExcluirE mais importante feita no Brasil!